sexta-feira, 6 de julho de 2012

ABRAÇANDO A ANCESTRALIDADE – III FESTIVAL MUNDIAL DA PAZ


Entre os dias 6 e 9 de setembro, o Parque do Ibirapuera em São Paulo será o epicentro das atividades de educação e cultura de paz propostas pelo III Festival Mundial da Paz.
Na caminhada de construção do III Festival Mundial da Paz, honrando as ecologias individual, social e ambiental, voluntários das diversas redes de cultura de paz liderados pela Rede Unipaz vão  homenagear a árvore mais antiga do Estado de São Paulo dando nela um grande abraço.
Trata-se do jequitibá rosa que sobrevive no Parque Estadual do Vassununga, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, a 240 quilômetros da capital paulista.
Para cumprir esta tarefa é necessário pelo menos 12 voluntários. E o passeio, com direito a piquenique, será na quarta-feira, dia 11 de julho, saindo da sede da Unipaz SP (rua  Pedro Morganti, 76), às 7h00.
Além de abraçar este majestoso Jequitibá Rosa, que nasceu há mais de 3.000 anos, faremos uma cerimônia singela de acendimento da Chama da Paz.

UMA ÁRVORE DE TRÊS MIL  ANOS
O Jequitibá-rosa do Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, no Brasil é uma árvoreque  pode ser considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos do mundo, com idade estimada em 3 050 anos.
Curiosidade: neste terreno, um dos mais férteis do planeta, planta-se cana-de-açúcar e esta árvore apenas não foi cortada antes de ser criado o parque por ter sido muito difícil se arranjar um instrumento para se conseguir derrubá-la.

Sobre o Jequetibá Rosa
Altura: Aproximadamente 40 Metros.
  Circunferência: 11.30 Metros.
     Diâmetro: 3.60 Metros.

Idade: Aproximadamente 3.050 anos.

Sobre o Vassununga…

O Parque Estadual Vassununga localiza-se no município de Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, Brasil.

Possui uma área total de 2.071 hectares. Os decretos estaduais 52.546, de 26 de outubro de 1970, e 52.720, de 12 de março de 1971 criaram o parque.

Abriga um grande número de espécies de mamíferos e aves de ambos ecossistemas, como papagaio-verdadeiro, juriti-vermelho, pica-pau, bem-te-vi, onça parda, lobo-guará, cotias, pacas, macaco-prego, capivaras, e outros.

Para saber mais sobre o III Festpaz e ser voluntário:




Lucila Camargo – 11 9103-1929